Ideias para brincar com crianças
Você pode desfrutar brincando com seu filho, pois já deve ter algumas destrezas com as mãos e dedos, é capaz de interagir com os demais e adora sorrir e que as pessoas sorriam para ele.
As brincadeiras de “esconde-esconde” e “esse dedinho”, que geração após geração, são ensinadas ao novo bebê que se integra à família, não só divertem a criança, mas também melhoram as destrezas do relacionamento social: ensinam conceitos como a permanência das coisas; a coordenação de palavras e ações; a habilidade de contar e as habilidades linguísticas.
Caso você não lembre nenhuma delas, conheça aqui em que consistem estas brincadeiras para o bebê, escolha algumas da lista a seguir e aprenda como realizá-las.
Esconde-esconde, onde está?
Cubra seu rosto e diga: "Cadê a mamãe?” (ou o papai) Depois, descubra sua cara e diga: "Passarinho feio, daqui eu te vejo". Você tem que repetir muitas vezes esta brincadeira, porque a criança não cansa nunca dela.
Aplaudir
Pegue as mãozinhas e movimente-as para que aprenda a aplaudir. Enquanto isso, cante uma canção para ele.
Esse dedinho...
Pegue no dedo mindinho e fale: "esse dedinho comprou um ovinho", e passe para o seguinte: "esse o cozinhou". Depois, "esse dedinho colocou sal", no dedo médio: "esse dedinho tirou a casca", no dedo indicador e, finalmente, "esse dedinho guloso o comeu", no dedo polegar, enquanto faz cócegas nele.
Olhos, nariz, boca
Pegue as mãozinhas de seu bebê e toque com elas os olhos, o nariz e a boca. Você tem que nomear cada uma dessas partes e, quando chegar à boca, dar-lhe um beijo.
Roda cotia
Esta brincadeira é possível praticar quando seu filho tenha aprendido a caminhar. O seu filho junto com as outras crianças seguram-se as mãos e formam um roda. Todos giram enquanto cantam: "Corre cotia, de noite, de dia. O galo cantou e a casa caiu". Com essas palavras, todos caem no chão.