É muito importante motivar as crianças para um bom desenvolvimento pessoal. Você pode ajudá-lo com diferentes elementos, como brinquedos ou qualquer coisa que prenda sua atenção.
Desde o primeiro momento possível, a criatividade dos pequenos deve ser estimulada, seja através da música, canto ou elementos visuais, como telefones celulares.
E à medida que envelhecem, é importante incluir brinquedos de diferentes cores e texturas. A psicóloga, Alejandra Arjona, recomenda "mostrar e ocultar as coisas".
"Não se trata apenas de reforçar aspectos intelectuais, como sua capacidade de ler ou calcular matemática, mas a estimulação precoce também inclui os aspectos físicos, sensoriais e sociais do desenvolvimento", diz ela.
Algo muito importante é repetição e consistência, para cada atividade de estimulação. Segundo a psicóloga infantil, a estimulação durante os primeiros 6 anos de vida é essencial para o desenvolvimento neural. Assim, o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional da criança é aprimorado, respeitando-se o seu crescimento individual.
Agora, os estímulos devem ser realizados em relação aos estágios de crescimento em que a criança esta, ou seja, seu grau de desenvolvimento individual. Inicialmente, as atividades se concentram no reforço do vínculo emocional, que pode ser feito por meio de massagens e estímulos sensoriais. Posteriormente, são realizadas habilidades motoras, exercícios de concentração e linguagem.
Deve-se notar que a estimulação não significa pressão; Também não é positivo comparar a criança com as outras, pois o objetivo é motivar o potencial individual, respeitando seus tempos, e também ensinar atividades apropriadas que fortaleçam sua auto-estima, iniciativa e aprendizado. Por outro lado, se a estimulação for excessiva, pode ser prejudicial. A psicóloga aponta que “a estimulação deve ter um significado, as crianças devem se divertir com o que estão fazendo, devem estar motivadas. Porém, se uma criança é intimidada, não será alcançado um melhor desenvolvimento mental e sensorial, pois eles devem ter tempo para descansar, não fazer nada ou simplesmente investigar o que desejam.
Os brinquedos ou itens usados para esse fim devem ser fáceis de manusear e coloridos, para ajudar a criança a descobrir coisas, sempre tentando estar presente com ela para apoiar esses processos.