Para planejar a concepção é necessário cuidar dos aspectos como a saúde. Deixar alguns hábitos e ter uma dieta balanceada ajudará nesta fase. Também ajuda muito conhecer qual é o momento mais fértil do mês.
Planejar uma gestação significa controlar aqueles aspectos da vida que permitam condições de saúde físicas e mentais adequadas para receber um futuro filho. Para isso é necessário começar com um exame médico que permita saber como está o corpo.
É recomendável realizar um exame médico pelo menos três meses antes do início da gestação. Dessa forma, o médico poderá modificar condutas ou transtornos que você possa padecer.
O momento preciso para a gravidez
Se tudo estiver normal e as condições forem as ótimas, você pode começar a programar o momento. O primeiro é definir qual método você utilizará. Uma ferramenta que a ajudará muito no caso de querer fazê-lo naturalmente é determinar quando é a sua data de maior fertilidade. Este cálculo estará determinado pela duração do ciclo e pelo momento da ovulação.
A ovulação acontece todos os meses na metade do ciclo menstrual. Por exemplo, se uma mulher tiver um ciclo de 28 dias, a ovulação acontece no dia 14 desse ciclo, levando em conta que o dia 1 do ciclo é o dia em que a menstruação inicia e o dia 28 é onde inicia a próxima menstruação.
A maior probabilidade de ficar grávida acontece no dia prévio à ovulação, já que o colo uterino segrega muco cervical, substância que permite a chegada e o ascenso dos espermatozoides ao útero.
Outro fator a considerar a fim de determinar a data de ovulação é a Temperatura Basal Corporal. Esta corresponde aos graus do corpo em repouso completo e ao acordar. Quando a ovulação acontece, aumenta a temperatura. O problema deste método é que não antecipa a ovulação, só é possível comprovar uma vez que o fato está acontecendo.
Enquanto você procura o momento adequado, é recomendável o consumo de ácido fólico. Esta vitamina é associada à prevenção de malformações congênitas por defeitos do fechamento do tubo neural, transtornos que aparecem em uma fase muito precoce da gravidez.
Estamos preparados para sermos pais?
Embora você se sinta saudável, é preciso considerar alguns fatores elementares no planejamento familiar e que, sem dúvida, determinarão quão preparados vocês estão para serem pais. Faça uma autoavaliação conforme os seguintes itens:
Tempo: Temos suficiente tempo para compartilhar com nossa família (filhos)
Despesas: Estou preparada economicamente para cobrir gastos que envolvem o cuidado, desenvolvimento e educação de um filho.
Relações: Somos um casal unido e seguro, capaz de compartilhar juntos as mudanças e os desafios da paternidade.
Cigarro e álcool: Sou capaz de parar de fumar e deixar o álcool pelo bem-estar de meu futuro filho.
Drogas e fármacos: Eu consumo drogas? Sou capaz de deixá-las voluntariamente? Estou fazendo um tratamento farmacológico que possa afetar meu filho?
Dieta e exercícios: Realizo exercícios e uma dieta saudável, equilibrada, com baixo consumo de gorduras e outros excessos.
Estas dicas e recomendações estão pensadas para ajudá-la durante o momento tão emocionante como é o planejamento de uma família. Consulte o médico da sua família quais outras coisas você deve fazer e levar em conta de acordo com seu histórico pessoal para levar à frente uma gestação saudável.