Rumo a um mundo novo

Como as crianças aprendem a regular suas emoções?

Dicas

 

Por Andrea Cardemil, Psicóloga

As crianças não nascem sabendo regular suas emoções. Elas aprendem a fazer isso gradualmente e progressivamente, conforme seu cérebro vai amadurecendo e vamos lhes ensinando a fazer isso. A maioria dos autores explica que essa aprendizagem ocorre entre o nascimento e o final da adolescência.

As crianças nascem com o cérebro extremamente imaturo, de modo que não são capazes de regular suas emoções por si mesmas. Quando sentem uma emoção desagradável (raiva, tristeza, medo), elas a expressam sem entender o que está acontecendo e sem saber o que fazer para se sentirem melhor. Por esse motivo, elas precisam que seu cuidador as ajude a entender o que está acontecendo e a recuperar a calma.

O bom é que toda vez que ajudamos uma criança a se acalmar, indiretamente a ensinamos como fazer isso. Vejamos um exemplo:

Seu filho fica com raiva porque sua torre de cubos cai. Você percebe isso e diz “você ficou com raiva porque a sua torre caiu”. Então você o pega nos braços, embala-o e respira com ele para ajudá-lo a se acalmar. Seu filho se acalma e volta a brincar.

Graças às suas palavras, seu filho aprendeu que esse desconforto que ele sente se chama “raiva”. Graças à sua calma e acolhimento, ele aprendeu que não tem nada de errado em sentir raiva e expressá-la. E, graças à sua respiração, ele percebe que pode respirar para se acalmar.

Com o tempo, seu filho vai internalizando essas aprendizagens e vai tornando-as suas. E quando ele crescer e você não estiver ao lado dele, quando ficar com raiva, ele vai identificar o que está acontecendo e vai respirar para manter a calma.

A outra grande fonte de aprendizagem é o nosso exemplo. As crianças, quando nos veem estressados ​​e o que fazemos com o que sentimos, aprendem se é bom ou não expressar o que acontece conosco, de que forma se expressa nosso desconforto (de forma controlada ou descontrolada) e o que fazer para nos sentir melhor. Por exemplo, se quando nos veem chorando lhes dizemos “não foi nada, entrou um bicho no meu olho”, aprenderão que não é bom sentir tristeza e que quando estamos tristes devemos simular.

Finalmente, também serve falar com elas sobre as emoções e ler histórias para ajudar a identificá-las e controlá-las. Mas essa fonte de aprendizagem é menos importante do que as outras duas, uma vez que aponta para uma aprendizagem mais cognitiva do que vivencial. Não ganhamos nada em ler para elas uma história sobre a importância de controlar a raiva se quando fazem uma birra ignorarmo-las ou se quando nos irritamos perdemos o controle.

Antes de concluir, gostaria de enfatizar que a aprendizagem é gradual e progressiva. Não depende de uma única experiência de regulação, mas do que fazemos na maioria das vezes ao longo do tempo. Por um lado, isso significa que seu filho irá aprendendo aos poucos a regular suas emoções. Não podemos pedir a uma criança de dois anos que controle a raiva da mesma maneira que uma de cinco ou doze anos. E, por outro lado, enfatizar também que somos seres humanos e nem sempre reagiremos bem diante do estresse das nossas crianças ou que nem sempre seremos um bom exemplo. Somos seres humanos e estamos longe de ser perfeitos. O importante é o que fazemos na maioria das vezes e reparar quando nos equivocamos.

Nem sempre é fácil regular. Mas, devido a todos os benefícios que isso traz, vale a pena tentar. Sem dúvida é um dos melhores presentes que podemos oferecer às nossas crianças.